7 de dezembro de 2009

Minha redação do Enem!

Perfeição
A indignação assola os brasileiros que são conscientes dos acontecimentos que ocorrem no nosso 'belo' Brasil. Casos de corrupção; o desmatamento de nossas florestas; a pobreza e a miséria; entre outros inúmeros absurdos que engolimos quietos. Encobrimos nossos olhos e nos iludimos com fatos minúsculos que exaltam o poderio brasileiro no contexto mundial.
De que adianta sediar a Copa do Mundo, se falta comida no prato do povo do país do futebol? De que adianta sediar as Olimpíadas, se a cada semáforo temos uma criança pedindo esmola? O que estamos celebrando?
Mas como sempre, nossos olhos se conformarão com a beleza de fatos supérfluos e não sairemos do conforto de nossas casas para reivindicar os direitos dos cidadãos brasileiros. Enquanto políticos enchem os bolsos de dinheiro com o desvio da verba pública, fingimos não saber de nada.
É nesse momento que lhes pergunto povo brasileiro, cade a vossa ética? O conformismo a destruiu, você, assim como grande parte da população, não é brasileiro. Ser brasileiro é amar o seu país, e amá-lo é defende-lo das injustiças que o estão degradado aos poucos.
Após ler esse texto poderá ignorá-lo e continuar seguindo sua vida ou poderá perceber que mesmo com pequenos gestos podemos tentar transformar o Brasil em num país melhor.
Tente começar a reciclar seu lixo, fazer trabalhos voluntários e aos poucos vá retomando sua ética, e modificando seu país, e até quem sabe o mundo.

3 comentários:

  1. gostei do seu texto marina. ele carrega uma contestação, uma angústia em relação à realidade que vivemos. isso pra mim dá vida ao que vc escreveu... mas tem uma coisa no lance de sediar a copa e que talvez tenha sido evidenciado ainda mais no momento da escolha do brasil pra sediar as olimpíadas que é mexer com o sonho das pessoas. no dia em que rolou a decisão eu fui tomar um café e a atendente (uma pessoa super simples) estava eufórica e me perguntou se eu tinha visto momentos antes o anúncio...ela me disse com os olhos brilhando que naquele momento já tinha guardado uma moeda, que seria o início da grana que ela iria guardar pra ir aos jogos... o fato do brasil sediar os jogos mexeu com o sonho das pessoas....nesse sentido, acho que pode ser uma possibilidade de mudança de várias coisas no brasil. o desafio é canalizarmos essa energia...e penso agora no sorriso da atendente e acho que acreditar em algo pode fazer a diferença nas nossas vidas e esse país mudar tb...

    ResponderExcluir
  2. bom eu utilizei como exemplo de indignação mesmo, sei que poderia mudar em alguns aspectos mas penso em ser temporário... como se após essa euforia o brasil continuasse a permanecer o mesmo sem grandes diferenças e fora a roubalheira que ocorre nesse periodo pelos politicos que organizam o evento. Pode até ser um aspecto positivo ms tentei utiliza-lo como um negativo ^^

    ResponderExcluir